Programa “Florestas de Bolso” é aprovado pelos vereadores em sessão na CMPG
Durante a sessão desta segunda-feira (07), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 21/2025, que cria o Programa “Florestas de Bolso”. De autoria do vereador Dr. Erick (PV), a medida pretende regular e instituir a criação de pequenos espaços verdes dentro do contexto urbano do município. Aprovado em primeiro turno, o projeto será novamente debatido na sessão da próxima quarta-feira (9).
O termo “Floresta de Bolso” é usado para denominar áreas de vegetação nativa de pequeno porte instaladas em regiões estratégicas dentro das cidades. Na justificativa do projeto, Erick defende que essas florestas servem para amenizar os aspectos da poluição sobre as pessoas. “Elas desempenham papeis cruciais na amenização dos impactos da urbanização e na promoção da saúde física e mental dos cidadãos”, explica.
Para a implantação das florestas de bolso, serão priorizadas áreas degradadas, canteiros centrais de avenidas e escolas. Além disso, o projeto prevê que o plantio das árvores seguirá as melhores práticas de restauração ecológica. “Será empregado o uso de técnicas de manejo sustentável como o plantio de mudas nativas e práticas agroecológicas”, aponta o autor da medida.
Trâmite
Se aprovado em segunda discussão na próxima quarta-feira (9), o projeto segue para sanção da Prefeitura Municipal que tem 15 dias para sancionar ou vetar a iniciativa.