Legislativo aprova criação da semana de conscientização sobre fibroadenoma
Na sessão desta quarta-feira (21), o plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, em segunda discussão, o projeto 369/2023, de autoria da vereadora Josi Kieras (PSOL). A proposta visa instituir a "Semana Municipal de Conscientização sobre Fibroadenoma", a ser celebrada anualmente entre os dias 1º e 6 de outubro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre essa condição de saúde, especialmente entre as mulheres jovens.
De acordo com a justificativa apresentada pela vereadora, o fibroadenoma é uma neoplasia mamária comum em mulheres jovens entre 15 e 35 anos, causada pelo crescimento exagerado de glândulas produtoras de leite e tecido mamário. A proposta busca ampliar o conhecimento da sociedade, em especial das mulheres jovens, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado dessa condição.
O projeto prevê a realização de palestras, seminários, exposições e outras atividades e eventos de visibilidade e de conscientização na cidade durante a semana dedicada ao tema. Além disso, serão promovidas ações nas redes pública de ensino e de saúde para informar e educar a população sobre o fibroadenoma.
A autora da proposta destaca que a escolha do período de 1º a 6 de outubro para a realização da Semana Municipal de Conscientização sobre Fibroadenoma coincide com o início da campanha Outubro Rosa, internacionalmente celebrada para conscientização e prevenção do câncer de mama.
Sugestão de uma "vereadora jovem" que enfrentou a fibroadenoma
Josi ressalta que a proposta foi sugerida pela vereadora jovem, Marina Pereira, integrante do programa Câmara Jovem em 2023 e orientada pelo gabinete de Josi."Quem nos sugeriu esse projeto foi a vereadora jovem Marina Pereira. O Fibroadenoma é uma espécie de tumor benigno mama, só que ele [fibroadenoma] atinge principalmente meninas muito jovens. A Marina foi vítima, se tratou, e está bem, mas ela passou por todas essas dificuldades", conta Josi .
"Ela [Marina] quer que outras meninas fiquem atentas à doença. Quanto mais rápido detectar [o fibroadenoma], maiores são as chances de cura, como aconteceu com a Marina, então, é muito interessante. Muita gente não sabia, muita gente me procurou para saber mais sobre", explica a autora do projeto. Aprovado em duas votações, a iniciativa agora foi destinada à avaliação do Poder Executivo que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a medida.