Câmara promulga Lei que cria identificação para casas com autistas

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 27/03/2025 15h24, última modificação 27/03/2025 15h24
Nova legislação quer criar também formas de conscientizar a vizinhança para criar um ambiente seguro para pessoas com TEA

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), promulgou nesta quinta-feira (27), a Lei que cria um adesivo para identificar casas que tenham pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Proposição busca criar um ambiente residencial mais confortável e silencioso para autistas - a proposta foi apresentada pelo vereador Julio Küller (MDB).

A Lei 15.361 altera pontos da Lei 14.497 de 2022, assim, a nova proposição quer promover a conscientização da vizinhança para aumentar a segurança e bem-estar das famílias que possuem familiares com TEA. No adesivo, deverá constar o quebra-cabeça, simbologia que identifica a condição, com a seguinte frase: “Aqui mora um autista – Respeite!”.

Para o autor do projeto. Júlio Kuller (MDB), a criação deste adesivo ajuda na qualidade de vida dos autistas, evitando que eles tenham crises causadas por estímulos gerados por ruídos. “Queremos que eles não passem por crises de ansiedades causadas por barulhos, e queremos também que o município crie workshops e palestras para conscientizar a população a lidar com pessoas com TEA”, defende o autor da lei.