Câmara promove posse da nova gestão da Procuradoria da Mulher

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 31/03/2025 16h04, última modificação 31/03/2025 16h04
As vereadoras Enfermeira Marisleidy e Teka dos Animais compõem nova gestão

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) promoverá, no dia 07 de abril, às 19h, na sede do Legislativo, a posse da nova gestão da Procuradoria da Mulher. A nova gestão é composta pelas vereadoras Enfermeira Marisleidy (PMB), procuradora; e Teka dos Animais (União Brasil), procuradora-adjunta. Marisleidy ocupa o lugar da vereadora Joce Canto (PP).  

A vereadora destaca a importância da Procuradoria da Mulher no Legislativo Municipal. “A Procuradoria da Mulher é um instrumento essencial na promoção da igualdade de gênero e na defesa dos direitos das mulheres. A nossa missão vai ser garantir que a pauta feminina tenha espaço e voz no Legislativo. Fortaleceremos políticas públicas, autonomia e inclusão das mulheres na sociedade. A luta pelos direitos das mulheres não pode ser secundária, é uma questão de justiça social e fortalecimento da democracia”, disse a parlamentar.   

Marisleidy ainda reforçou que a Procuradoria da Mulher será um espaço aberto a todas. “Reforçamos o nosso compromisso de transformar a Procuradoria da Mulher em um espaço acessível, acolhedor e suficiente para todas que precisarem. Juntas somos mais fortes nessa causa”, finalizou.  

Para Teka dos Animais (União Brasil), a Procuradoria será um espaço para discutir as demandas das mulheres de Ponta Grossa. “Fico muito feliz e honrada em compor a Procuradoria da Mulher. Através deste espaço, poderemos discutir as demandas das mulheres da nossa cidade e contribuir com políticas públicas que busquem atender a essas necessidades, garantindo os direitos das mulheres, a representatividade feminina, melhores condições de saúde e, principalmente, a segurança”, disse a vereadora.  

A gestão terá duração de dois anos (2025-2026), e a escolha da composição é feita pelas vereadoras em exercício. Na 19ª Legislatura, são vereadoras na Câmara Municipal, Enfermeira Marisleidy (PMB), Teka dos Animais (União Brasil) e Joce Canto (PP).  

A PROCURADORIA 

A função da Procuradoria é promover a participação efetiva das mulheres nos órgãos e atividades da Câmara Municipal. Além disso, busca zelar pela igualdade de gênero e combater a violência e a discriminação contra as mulheres. Entre as atribuições estão receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar a execução de programas municipais voltados à igualdade de gênero.