Todo o poder emana do povo

por Imprensa — última modificação 15/06/2021 18h42
Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes (...) (Parágrafo único do art. 1o da Constituição Federal)

Consta dos registros históricos que a primeira reunião da Câmara da Vila de Ponta Grossa foi realizada no 6 de dezembro de 1.855, quando tomaram posse os primeiros sete vereadores, então chamados "camaristas".

Hoje, mais de 160 anos depois, a estrutura da Câmara municipal mudou muito, mas o espírito ainda é o mesmo daqueles pioneiros que queriam trabalhar pelo bem da comunidade.

 Atualmente, a câmara, instalada no Paço da Liberdade, é constituída por 19 vereadores que tem como missão principal, legislar e fiscalizar a atuação do poder executivo. 

Cada um dos parlamentares tem o seu próprio gabinete, com os assessores que trabalham no atendimento à população, na elaboração de projetos de lei, ofícios, requerimentos, entre outras atividades.

Além disso, há toda uma estrutura, composta pelos diversos departamentos da casa de leis, que cuida do processo legislativo a cada um dos passos que precisam ser percorridos para que uma ideia, uma proposta se transformem em uma lei, desde a proposição do projeto de lei, a análise pelas comissões permanentes e a votação em plenário, que acontece através das Sessões da Câmara, que em caráter ordinário, são realizadas todas as segundas e quartas-feiras, a partir das 14 horas.

A Sessão da Câmara é o momento mais importante da vida parlamentar, onde os vereadores se reúnem para discutir e deliberar sobre os projetos de lei que trazem as soluções para a vida da cidade.

As Sessões da Câmara são abertas e transmitidas ao vivo pela internet, através do site e Facebook da Câmara  E a população é sempre muito bem-vinda para acompanhar o trabalho dos seus representantes.